Vivian & Gustavo

Vivian Caccuri + Gustavo von Ha
Video HD / web serie em 4 episodios
16:9, 64 min, cor, som
2020

Vivian & Gustavo explora a música sertaneja, gênero musical mais popular no Brasil hoje. Apesar de amplamente nacional, o sertanejo se propaga como um fenômeno regional em que se chocam diferentes facetas da realidade e da identidade brasileira: se por um lado apresenta características emocionais, românticas e nostálgicas, por outro está intimamente ligado ao movimento alt-right (direita alternativa) presente em várias camadas da população. Nesse sentido, o gênero musical se conecta (às vezes indiretamente) a diversas causas políticas ultrapassadas (como por exemplo, o agronegócio e sua relação com a devastação das matas locais), tornando-se uma estratégia de poder que aliena certos instrumentos de violência socioeconômica para acalmar os ouvidos e corações do grande público. O filme é uma mistura de imagens encontradas, colagens e filmes produzidos pelos artistas durante o bloqueio sanitário no Brasil, em que atores / participantes interpretam personagens que jogam com facetas da identidade nacional. A peça é um mergulho musical hiperbólico na cultura sertaneja, temperado pelas políticas que a atravessam. Obra comissionada pela Bienal de Yerevan 2020/2021 e festival de arte sonora DYSTOPIE, Berlim.

É o Sertanejo um Pesadelo?
Por Davi Moraes e Rodrigo Almeida (Coletivo Saquinho de Lixo)

Vivian Caccuri é uma artista visual, musicóloga e produtora musical brasileira. Vivian emprega o som como veículo para experimentos de percepção sensorial com questões relacionadas à história e ao condicionamento social. Por meio de objetos, instalações e performances, suas peças criam situações que desorientam a experiência cotidiana.

Gustavo von Ha é um artista visual brasileiro. Von Ha desenvolve o conceito de verossimilhança em diversos trabalhos e ao incorporar uma versão de si mesmo em cada obra, ele destaca imagens muitas vezes silenciadas na história da arte acadêmica brasileira, estratégia que busca questionar o papel do artista hoje.

Saquinho de Lixo é um coletivo multimidiático formado em 2018, cuja pratica borra os limites entre tecnologia e arte, mesclando a acidez e velocidade dos universos da internet a irreverencia e humor acidos necessarios p enfrentar os tempos atuais. As producoes visuais, textos e memes do grupo saíram do espaço virtual para integrar exposições em museus, festivais e outros eventos culturais.